Consórcio veículos: como funciona? Em 5 passos!

Entenda como funciona o consórcio de veículos em 5 passos: crédito, taxas e parcelas, grupo e sorteio, lances e lance embutido!

O consórcio de veículos é um excelente meio de poupança planejada para aquisição de veículos. Como suas taxas são lineares e muito baixas, no geral são muito mais atrativas que os juros de financiamentos. É um caminho recomendável para quem pretende trocar de carro ou moto a cada 3 ou 5 anos (por exemplo, conforme vence a garantia de fábrica).

No post de hoje explicaremos os 5 principais pontos que você precisa entender antes de fazer seu consórcio de veículos. Nossos Youcons são especialistas, então aproveite e faça sua simulação em nossa plataforma!

#1 Crédito

A escolha do tamanho do crédito da carta de consórcio está diretamente ligada ao valor do carro que você quer adquirir. Se for usar o lance embutido, isso também deve ser considerado. Mas explicaremos esse ponto no tópico 5.

Portanto, a escolha do tamanho do crédito deve levar em consideração: valor do bem e tamanho do lance embutido (se houver).

#2 Taxas, Prazo e Parcelas

O valor das parcelas mensais dependerá das taxas e prazo do plano de consórcio que você escolher.

No consórcio não há juros, e sim uma taxa administrativa linear, seguro de vida prestamista e fundo de reserva. Esses valores serão aplicados sobre o crédito. Somando tudo isso, você terá o saldo devedor do plano como um todo.

Esse saldo devedor será quitado ao longo do prazo contratado. A parcela será o valor do saldo devedor dividido pelo prazo. A cada parcela paga, um pedacinho do saldo devedor está sendo quitado.

Esse é o consórcio “linear”, já que o saldo devedor é dividido pelo prazo de forma linear, ou seja, igualmente. Há também consórcios do tipo “degrau” no qual começa pagando mais e, depois de certo tempo, passa a pagar menos.

#3 Grupo, Assembléia e Sorteio

Com as informações acima já é possível entender como funciona a escolha do crédito e a quitação do saldo devedor ao longo do tempo. Mas fica a pergunta: quando o contratante recebe o crédito para fazer a compra do bem?

O consórcio disponibilizará o crédito de duas formas: 1) sorteio ou 2) lance.

Começando pelo conceito de sorteio:

O consórcio trata-se de um grupo de pessoas organizado e gerido pela Administradora do consórcio. A cada mês, os participantes desse grupo contribuem com o pagamento das parcelas. Esses pagamento ajudarão a constituir o fundo de onde será tirado o crédito.

A escolha de quem receberá o crédito primeiro ocorrerá por meio de sorteio mensais, auditados e públicos. Chamamos esse momento de “Assembléia”.

O cotista não precisa ir presencialmente no sorteio, ele participa automaticamente todos os meses. Mas se quiser, ele pode ir assistir o sorteio presencialmente. Em Administradoras como a Rodobens é possível assistir a transmissão no portal do cliente e no facebook.

A cota sorteada receberá a carta de crédito, desde que esteja com os pagamentos em dia. Se ocorrer sorteio de cota com pagamento em atraso, ela não será contemplada.

#4 Lance livre e Lance fixo

Para quem tem mais pressa e não pode esperar pela contemplação via sorteio, existe o caminho do lance.

O lance é uma oferta de antecipação de quitação do saldo devedor. Quando um lance é contemplado, ele está antecipando recursos para o fundo que distribui o crédito entre os participantes.

Há duas formas de contemplação via lance no consórcio de veículos: o lance livre e o lance fixo.

No lance livre, será contemplado quem der o maior lance.

No lance fixo, será contemplada a cota sorteada entre os participantes que derem exatamente o lance fixo determinado pela Administradora.

Em ambos os tipos de lance, o pagamento do lance só ocorre se efetivamente for contemplado. Lances não contemplados não são pagos.

#5 Lance embutido

Entendendo como funcionam os lances e que eles são um meio de aumentar a probabilidade de contemplação da cota, a ferramenta de lance embutido é extremamente interessante para quem tem mais pressa.

O lance embutido é uma maneira de se capitalizar (levantar dinheiro) sem que para isso precise usar recursos próprios (seu próprio dinheiro à vista). Ele usa uma parte da própria carta de crédito para compor o lance.

Como as taxas do consórcio são bastante baixas, é uma maneira de levantar recursos a custos bem acessíveis. Em outras palavras, é um meio de “levantar dinheiro barato”.

As Administradoras determinam qual o limite de lance embutido em cada grupo. Explicaremos o funcionamento dessa ferramenta em outro post.

E aí, youcons? O que achou dessas informações? Esperamos que sejam úteis para vocês.

Use nossa plataforma para ver os melhores cenários para aquisição do seu consórcio de veículos! Nossos Youcons estão prontos para lhe auxiliar do começo ao fim 😉

Tags , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *