Posso transformar parcelas antecipadas em lance no consórcio auto?

Saiba se antecipação de pagamento de parcelas do consórcio auto pode ser usada como lance!

Alguns consumidores-consorciados optam por antecipar o pagamento de parcelas para diminuir o saldo devedor mais rápido. O foco deste consumidor está em liquidar a dívida mais rapidamente, pagando mais de uma parcela por mês quando sobra um dinheirinho. No post de hoje, a Youcons explica o cuidado que este consumidor deve ter neste tipo de procedimento 🙂

Faça simulação de seu consórcio imobiliário com a Youcons!

O que é “antecipar parcelas”
no consórcio de imóvel?

Cada parcela paga do consórcio imobiliário está quitando um pedaço do saldo devedor. O exemplo 1 abaixo explica como isso funciona.

Exemplo 1: Imagine que Maria fez um consórcio de imóvel cujo saldo devedor é de 250.000 reais, num prazo de 200 meses. O valor de cada parcela será de 250.000 dividido por 200 = 1.250 ao mês. A cada mês que Maria paga uma parcela, ela está quitando um pedaço deste saldo devedor. Após pagar a primeira parcela, o saldo devedor passa a ser de 250.000 – 1.250 = 248.750. No segundo mês, o saldo devedor passa a ser de 247.500 … E assim por diante.

Ao longo do consórcio, se o consumidor-consorciado quiser, pode antecipar pagamentos. Quando faz isso, as parcelas antecipadas são detrás para frente, ou seja, das últimas para as primeiras (ver exemplo 2). Assim o consorciado liquida o saldo devedor mais rápido.

Exemplo 2: José teve seu consórcio contemplado em sorteio, recebeu a carta de crédito e comprou um apartamento. No fim daquele ano, ele conseguiu juntar 5 mil reais. José queria diminuir o prazo do seu consórcio, então usou esses 5 mil para quitar várias parcelas num mesmo mês. A parcela do consórcio contemplado era de 500 reais ao mês. Logo, José poderá antecipar 5.000 dividido por 500 = 10 parcelas. Fazendo a antecipação desta maneira, José diminuirá o prazo de seu consórcio em 10 meses. As parcelas dos próximos meses deverão ser pagas normalmente, pois a antecipação foi das últimas parcelas e não das dos meses imediatamente seguintes.

Parcelas antecipadas
não podem ser convertidas em lance

Pode ser que o consumidor opte por antecipar parcelas quando sua cota de consórcio imobiliário ainda não foi contemplada. Se ele fizer isso, não poderá posteriormente “converter” essas parcelas antecipadas em lance.

Antecipação de parcelas e lances são coisas diferentes, por isso o consorciado deve escolher o que fazer antes, pois posteriormente não poderá mudar de ideia. Nosso conselho é que, se o consumidor tem dinheiro sobrando naquele mês, dê lance ao invés de antecipar parcela. Se for contemplado, poderá optar por usar o lance para antecipar parcelas ou diminuir o valor das parcelas. Diferente da pura antecipação de parcelas (sem lance), que nunca pode ser transformada/mudada em lance.

Essa regra consta nas cláusulas contratuais dos consórcios imobiliários. Cada Administradora tem suas próprias regras e cláusulas contratuais, por isso é importante conversar com o consultor responsável pelo seu contrato para checar seu caso especificamente. Mas para efeitos de ilustração, a Imagem 1 traz exemplo de uma Administradora cuja cláusula é clara ao não permitir a conversão de antecipação de parcelas em lance.

Imagem 1 – Cláusula consórcio automóvel Mapfre – versão out2017

Orientação ao consumidor

A antecipação de parcelas é sempre opcional: não há necessidade de o consorciado antecipar se não quiser. É um procedimento comum depois que a cota já foi contemplada e o imóvel adquirido. Quando o consorciado junta um dinheiro a mais e opta por usá-lo para diminuir a dívida com mais velocidade.

Nos casos de cotas não contempladas, o procedimento de antecipação é incomum. Particularmente, não recomendamos este caminho, afinal, o dinheiro que será destinado a antecipação poderia ser usado para compor um lance. Desta forma o consumidor-consorciado ganha um “dois em um”: contempla a cota e usa o valor do lance para fazer antecipação de parcelas. Se tivesse somente antecipado, sem dar lance, perderia a oportunidade de eventual contemplação por lance.

Para quem tem interesse neste assunto, recomendamos a leitura deste outro post: “Antecipar parcelas no consórcio imobiliário: quando vale a pena?”

Somos especialistas em consórcio imobiliário – Faça sua simulação conosco!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Uma resposta para Posso transformar parcelas antecipadas em lance no consórcio auto?

  1. Jessica Dalcol diz:

    Olá, queridos! E aí, este post foi útil? 😀
    Aproveite para pedir sua simulação com nossos Youcons! Acesse: http://youcons.com.br
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *