Fiz consórcio para pagar pós-graduação

Veja relato de como usei meu consórcio de serviços para pagar curso de pós-graduação!

Uma das melhores maneiras de entender o funcionamento e vantagens do consórcio é com relatos reais de quem fez e usou. Aqui na Youcons temos por prática vender o que testamos. Assim podemos compartilhar com vocês a experiência real e passo a passo aprofundado.

No post de hoje quero contar como usei um consórcio de serviços para pagar meu curso de pós-graduação.

Você pode tomar esse relato como referência para outros serviços além de um curso – por exemplo um intercâmbio, uma viagem, um tratamento médico, uma cirurgia plástica. Enfim… No meu caso, foi uma pós-graduação. Mas a dinâmica seria a mesma para outros serviços em geral.

Faça sua simulação online e tenha ajuda dos especialistas da Youcons!

Por que decidi fazer o consórcio

Além da Youcons, tenho outras empresas. Uma delas é o Data Insurance, consultoria que aplica ciência de dados e economia ao mercado de seguros. Sou formada em Economia há 7 anos e estudo data science por conta própria há 2 anos.

Há tempos queria fazer uma pós-graduação nesta área, mas não encontrava nada no Brasil. Até que este ano abriu o primeiro curso de Programa Avançado em Data Science do Insper, em São Paulo capital.

A grade me pareceu excelente, o corpo docente também. Fui na reunião com a coordenação e ali tive certeza de que é o curso que procuro.

Contudo, o preço reflete seu pioneirismo. Em outras palavras: é caro. Hehe!

O programa de pagamento com a faculdade era o seguinte:

  • 30 x 2.286,19, total de 68.585,63 (Valor sem desconto)
  • 24 x 2.762,57, total de 66.301,73 (3,33% de desconto)
  • (…) outras opções
  • 6 x 9.957,49, total de 59.744,94 (12,89% de desconto)
  • 3x 19.565,19, total de 58.695,68 (14,42% de desconto)
  • 58.002,87 à vista (15,43% de desconto)

Por melhor que fosse o desconto para pagamento à vista ou em 3 ou 6 vezes, essas opções ficavam fora de mão para mim. Eu não queria gastar uma reserva tão alta e me descapitalizar.

Por outro lado, a opção de maior parcelamento (30 vezes) ainda tinha uma mensalidade que eu considero alta para administrar com meus gastos correntes de casa e outras empresas.

Por isso decidi fazer um “bem bolado” com o consórcio, para pagar o curso com o valor à vista (maior desconto disponível) mas parcelado no consórcio.

Quais contas eu fiz

Junto com nosso consultor especialista da Youcons comparei o consórcio de serviços da Rodobens e da Mapfre. Optei pelo da Mapfre pois havia possibilidade com e sem alienação de um bem como garantia e fazendo na linha de crédito com alienação, teria uma taxa de 15% em 30 meses (entrando num grupo em andamento que estava na 25ª Assembléia).

Fizemos análise do comportamento dos lances do grupo com vagas em aberto e vimos que a média dos lances estava dentro do que eu conseguia dar.

Na Mapfre as maiores cotas de consórcio de serviço são de 14 mil reais. Optei por fazer 4 cotas, cuja soma chega em 56 mil, faltando 2 mil para 58 mil do preço à vista, que colocarei do bolso.

Fiz a contratação e dei lance nas minhas 4 cotas na primeira Assembléia. Contemplei 3 das 4 cotas 😀

A matrícula do curso ainda irá acontecer, portanto talvez ainda dê tempo de dar lance na próxima Assembléia e, com sorte, contemplar a quarta cota e pagar o curso à vista. Se não, farei na opção de pagamento em 3 vezes, que já garante 14,42% de desconto.

Ao final da operação, tendo contemplado todas as cotas com o percentual de lance que escolhi, pagarei 1.889,67 em 24 vezes no consórcio, ao invés de 2.762,57 em 24 vezes no plano de pagamento do curso.

Ainda que eu tenha tido que adiantar uma parte do pagamento via lance, me descapitalizando um pouco, essa estratégia tornou a mensalidade do curso bem mais acessível para mim.

Além disso, a taxa de desconto do pagamento do curso à vista (ou em 3x) paga parte da taxa que estou pagando no consórcio!

Quais riscos eu corri

Deu tudo absolutamente certo. Para ser mais perfeito, só se tivesse contemplado todas as 4 cotas de uma vez, ao invés de 3. Mas como ainda tenho um mês, há chances de conseguir.

Fizemos uma estratégia bem amarradinha para buscar o melhor cenário possível. Mas isso não significa que não houve riscos nessa operação.

Um dos compromissos da Youcons é com a transparência, por isso considero importante compartilhar com vocês quais riscos meu caso envolveu:

#1 Contemplar número insuficiente de cotas

Nós levantamos o histórico de lances do grupo para aumentar minhas chances de contemplação ao dar lance maior que média história. Mas poderia ter acontecido de outras pessoas terem feito a mesma coisa e dado um lance ligeiramente maior que o meu naquele mês.

Se isso tivesse ocorrido, poderia ocorrer de ao invés de contemplar 3 de 4 cotas, eu contemplasse somente 2, 1 ou nenhuma.

Eu tinha plena consciência disso e, por isso, o tempo todo tinha um plano B em mente:

Se contemplasse apenas 2, 1 ou nenhuma, precisaria decidir entre contratar o curso no plano de pagamento em 6x ou optar por não fazer o curso nesta edição.

No próximo ano conseguiria fazer tranquilamente. Portanto, já tinha em mente que não dando certo agora, postergaria os planos em um semestre ou ano. Porém, o foco é fazer o curso. Se precisasse esperar um pouquinho mais, não tem problema!

#2 Não ser aprovada no processo seletivo

Fiz tudo isso no meio tempo entre o processo seletivo do curso (que envolveu prova e entrevista) e a matrícula. Portanto, até então, não sei se fui aprovada. Evidentemente, dada minha atuação na área, estava bem confiante na aprovação, ainda mais após ir na reunião com a coordenação e ver que minha formação e direcionamento profissional são 100% alinhados a proposta deles.

Mas, nada está garantido, já que há concorrência de outros candidatos.

Se não passar no processo seletivo do curso este ano, precisarei prestar novamente para a próxima edição. Evidentemente, o aprendizado de uma reprovação agora ajudaria numa melhor preparação para o futuro.

Mesmo com esses riscos, valia a pena: Em qualquer dos dois cenários (1) ou (2), não perderia dinheiro pois estaria fazendo uma poupança programada para pagar o curso futuramente.

O fato de ter um propósito claro para o consórcio faz com que ele seja útil para uma compra programada, ainda que não imediata. Claro, se for imediata, melhor ainda hehe!

Portanto, o maior risco que corri foi, no pior dos cenários, se nenhuma das estratégias de contemplação em 2 meses desse certo, fazer o curso ano que vem. De uma forma ou de outra, o consórcio viabilizaria o curso para mim, que em outras circunstâncias ficaria muito caro para eu pagar.


E aí, o que achou? Espero que esse meu relato ajude você a visualizar todo o potencial que o consórcio de serviços tem para realizar sonhos!

Se você quer ajuda de nossos consultores para criar um plano para você, não hesite em fazer sua simulação na Youcons 😉

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *