Liberação crédito no consórcio serviços Mapfre

Veja passo a passo de como funciona a liberação da carta de crédito no consórcio de serviços da Mapfre!

Neste outro post contei para vocês como usei o consórcio de serviços para pagar minha pós-graduação. Hoje vou aproveitar meu caso para mostrar em detalhes o passo a passo para liberação do crédito. Apesar de meu caso ter sido em serviços, este post serve também como primeiro guia para quem fez consórcios de automóvel (carros, motos e caminhões) ou de imóvel.

Faça sua simulação online e tenha ajuda dos especialistas da Youcons!

#1 Contemplar

Quando fiz a contratação do consórcio, passei a integrar um grupo com outros cotistas. Na Assembléia, dei lances nas minhas 4 cotas de serviço e contemplei 3 delas.

Recebi a notificação da Mapfre por SMS e Whatsapp, conforme Imagens 1 e 2 abaixo.

Imagem 1
Imagem 2

Contatei a Administradora no 0800 para formalizar que eu queria diluir o lance no valor das parcelas subsequentes e não no prazo (veja detalhes do que é isso neste outro post).

Fiz o pagamento do lance via boleto, que foi compensado no dia seguinte. Nesse momento, minha cota passou para o status de “cota contemplada”. Com isso pude iniciar os passos para liberação do crédito.

E se tivesse contemplado em sorteio? Se ao invés de lance eu tivesse sido contemplada via sorteio, bastaria estar com os pagamentos em dia. Os passos que descrevi acima não seriam necessários.

Contemplação e liberação são coisas diferentes: Como você já pôde ver, contemplar a cota é diferente de liberar o crédito. Para maiores detalhes sobre essa diferença, leia este post.

# 2 Avisar Administradora
que deseja usar a carta

Uma cota contemplada não precisa ser usada imediatamente. O consorciado pode esperar para usá-la quando surgir a melhor oportunidade.

No meu exemplo pessoal, eu liguei na Administradora e em questão de 3 minutos já havia formalizado meu desejo em usar o crédito. Guardei o protocolo da ligação (sempre faça isso, não só em consórcios, mas em qualquer ligação que gere protocolo 😉 )

Por conta disso, ao ser contemplado você deve avisar a Administradora quando deseja usar o crédito. Enquanto você não avisa, seu crédito fica aplicado rendendo juros, esperando por você.

#3 Enviar lista de documentos

Uma vez avisada sobre a necessidade de usar o crédito, a Administradora enviará a lista de documentos necessários. No meu caso, recebi o “Kit de boas vindas” que inclui essa documentação e orientação dos e-mails para os quais ela deve ser enviada.

No meu caso, levantei os documentos abaixo. Mas não vá providenciando eles sem antes confirmar se sua Administradora exige os mesmos, ok? Pode haver diferença entre as empresas.

  • Termos da Administradora:
    • Ficha cadastral
    • Declaração de dívida (confirmando ciência de que ao usar o crédito estou passando de credor para devedor, para efeitos do consórcio)
    • Autorização de faturamento (para Administradora saber para o que você irá usar o crédito)
    • Termo de agrupamento (pois combinei mais de uma cota para pagar um único serviço – no caso, meu curso de pós-graduação).
  • Documentos pessoais:
    • CNH minha e do cônjuge;
    • Pró-labores meus e holerites do cônjuge
    • Comprovante de endereço
    • Comprovante de casamento
    • CRV do carro (pois contratei consórcio de serviço com alienação de bem como garantia para ter uma taxa menor)

#4 Aguardar análise de crédito

Uma vez enviados os documentos, é necessário aguardar análise de crédito da Administradora. No caso da Mapfre, eles fazem em até 48 horas.

#5 Alienar garantia
(se necessário)

Conforme mencionei, meu consórcio era de serviços e para ter uma taxa menor, optei por aquele que exige alienação de um bem como garantia. Uma vez aprovada na análise de crédito, segui o passo a passo da Administradora para alienar o veículo.

#6 Adquirir bem ou serviço

Aprovada análise de crédito e feita alienação da garantia (quando necessária), a Administradora libera a carta de crédito para ser usada.

Os próximos trâmites para uso dependem do tipo de consórcio:

No caso de um consórcio de automóvel, trata-se da confirmação de alienação do mesmo para então a Administradora transferir o dinheiro à loja, que por sua vez recebe e autoriza o comprador (consorciado) a sair com o carro.

No consórcio de imóvel, dependerá se trata-se de aquisição, construção ou reforma. Temos posts explicando cada um deles.

Por fim, no consórcio de serviços a Administradora fará o faturamento e na data programada transferirá o dinheiro para o fornecedor.

E aí, gostou do passo a passo? Conte com toda ajuda da Youcons em seu consórcio!

Faça sua simulação online e converse com nossos especialistas para tirar dúvidas 😀

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *